Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Aposentados com Alzheimer podem pedir isenção de Imposto de Renda

Aposentados tem direito a Isenção de Imposto de Renda

Publicado por Rodrigo Gean Sade
há 4 anos

Pessoas com Doença de Alzheimer podem ter isenção de Imposto de Renda nos proventos de aposentadoria, reforma ou pensão se a doença estiver em grau evoluído com alienação mental. Apesar de o Alzheimer não estar listado no rol de enfermidades previsto na Lei nº 7.713/1988 para a isenção do IR, tem sido enquadrado no grupo de alienações mentais.

O paciente ou representante legal precisa procurar o órgão pagador da aposentadoria ou pensão, como o INSS, com a documentação exigida pela Receita. Para tanto, é necessária a comprovação da doença por laudo pericial emitido por serviço médico oficial, da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, constando como doença a designação "alienação mental" e a classificação correspondente (CID). Caso seja apresentado um laudo expedido por médico particular não credenciado junto aos órgãos oficiais de saúde pública, o requerente deverá submeter-se à perícia médica com vínculo oficial, como de um perito do INSS.

E possível também pedir a restituição retroativa do Imposto de Renda desde o diagnóstico da Doença de Alzheimer, sendo a devolução limitada aos últimos cinco anos, contados da data de solicitação da restituição.

Para quem ainda está na ativa, é necessário recorrer ao Judiciário para pleitear a isenção do tributo.

Maiores informações pelo E-mail sadeadvocacia@gmail.com ou pelo Whatsapp (61) 98206-7340 ou (11) 94318-5565.

  • Sobre o autorAdvogado Especialista em Isenção de Imposto de Renda
  • Publicações37
  • Seguidores20
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações104
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aposentados-com-alzheimer-podem-pedir-isencao-de-imposto-de-renda/782283185

Informações relacionadas

Felipe Alef Advogado Criminalista, Advogado
Artigoshá 8 meses

Isenção de Imposto de Renda por Doenças Graves: O Que Você Precisa Saber

Isenção do Imposto de Renda: Quem tem direito e como solicitar

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)